Nos dias 22,23 e 24 de abril se realizou na escola E. M. Antônio D'Assis Martins (Gigante), a conferência municipal, que teve inicio no dia 22 as 19:00 horas, com o objetivo de discutir ações que estruturam a política educacional da cidade.
“O movimento estudantil não vai deixar que este fato acabe com o objetivo da conferência, mas repudiamos essa forma, de não participação dos estudantes e pais na comissão organizadora da conferencia, mas lutamos por uma educação gratuita e de qualidade”.
Para Deputada Federal Jô Moraes que comenta que lembrou sua juventude, que foi proibida de continuar seus estudos. Ela elogia a prefeita Maria do Carmo Lara, ao citar o fato do Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundarista de Betim (Umes), Rafael Leal, no evento apresentar suas críticas e pontos de vistas dos estudantes.
“Só quem tem uma profunda vivência embasada nos princípios democráticos busca consolidar, na esfera pública de decisão, o fortalecimento do controle social sobre o estado. E é essa forma que assistimos em Betim, essa co-participação, essa construção, esse comprometimento coletivo.”
Mobilização
Conquistas
Ao longo da conferência os estudantes obtiveram grandes vitorias que segundo eles, podem avançar no aprimoramento do modelo de educação betinense. logo teremos o documento na ìntegra
A Umes teve participação e coordenação de estudantes em todas as plenárias regionais, apresentando a Carta Jorge Amado que traz um resumo dos acontecimentos, e de algumas defesas importantes com o Credito Educativo (CREDUC), entes outras. Veja na integra
Cerca de 200 estudantes participaram do ato de abertura da conferencia na noite do dia 22 de abril, e no decorrer dos dias a mobilização e organização dos estudantes foi exemplar, foram realizadas diversas plenárias do estudantes, para discutir as propostas que foram apresentada nos grupos ao longo das conferencias regionais e aprovadas ou alteradas na plenária final.
Em Breve todas as propostas aprovadas pela plenária final.
Fonte: Redação UCMGNET - Fotos: SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário