terça-feira, 4 de maio de 2010

Betim realiza a Conferencia Municipal de Educação

Nos dias 22,23 e 24 de abril se realizou na escola E. M. Antônio D'Assis Martins (Gigante), a conferência municipal, que teve inicio no dia 22 as 19:00 horas, com o objetivo de discutir ações que estruturam a política educacional da cidade.

Abertura

O Presidente da UMES Rafael Leal em sua fala de abertura da conferência reafirma que essa conferencia foi antidemocrática, pois a comissão organizadora era paritária entre governo e sindicato, virando mesa de negociação, sendo assim houve pouco cuidado com a democratização da conferência.

“O movimento estudantil não vai deixar que este fato acabe com o objetivo da conferência, mas repudiamos essa forma, de não participação dos estudantes e pais na comissão organizadora da conferencia, mas lutamos por uma educação gratuita e de qualidade”.

Para Deputada Federal Jô Moraes que comenta que lembrou sua juventude, que foi proibida de continuar seus estudos. Ela elogia a prefeita Maria do Carmo Lara, ao citar o fato do Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundarista de Betim (Umes), Rafael Leal, no evento apresentar suas críticas e pontos de vistas dos estudantes.

“Só quem tem uma profunda vivência embasada nos princípios democráticos busca consolidar, na esfera pública de decisão, o fortalecimento do controle social sobre o estado. E é essa forma que assistimos em Betim, essa co-participação, essa construção, esse comprometimento coletivo.”

Mobilização

Com muitas faixas e bandeiras os estudantes realizaram uma manifestação em defesa do aumento do passe escolar – CREDUC, em defesa de uma do piso nacional dos professores, que hoje a rede estadual se encontra em greve por falta de investimentos do governo do estado.

Conquistas

Ao longo da conferência os estudantes obtiveram grandes vitorias que segundo eles, podem avançar no aprimoramento do modelo de educação betinense. logo teremos o documento na ìntegra

Regionais

A Umes teve participação e coordenação de estudantes em todas as plenárias regionais, apresentando a Carta Jorge Amado que traz um resumo dos acontecimentos, e de algumas defesas importantes com o Credito Educativo (CREDUC), entes outras. Veja na integra

Cerca de 200 estudantes participaram do ato de abertura da conferencia na noite do dia 22 de abril, e no decorrer dos dias a mobilização e organização dos estudantes foi exemplar, foram realizadas diversas plenárias do estudantes, para discutir as propostas que foram apresentada nos grupos ao longo das conferencias regionais e aprovadas ou alteradas na plenária final.

Em Breve todas as propostas aprovadas pela plenária final.


Fonte: Redação UCMGNET - Fotos: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário