Proposta foi aprovada durante reunião extraordinária.
Projeto agora segue para votação em segundo turno.
Os vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovaram em primeiro turno, durante reunião extraordinária nesta terça-feira (19), o projeto de lei que tem por objetivo garantir passe livre aos estudantes. O Auxílio Transporte Escolar prevê o passe integral (passagem de ida e volta) para alunos do ensino médio, que morem a mais de 2 quilomêntros da escola e cujas famílias sejam beneficiárias de programas sociais do município.O presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas (Umes) de Belo Horizonte, Weslen Alves, acredita que o projeto é insuficiente no atendimento aos estudantes. Segundo ele, a proposta de lei deve ser ampliada para alunos do ensino fundamental, médio e superior. Além de abranger instituições privadas.
De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de BH, no segundo turno, o projeto vai ser discutido pelos vereadores novamente. Nesta etapa, podem ocorrer modificações e emendas. Caso seja aprovado, o plano vai ser encaminhado à Prefeitura como proposta de lei. O prefeito poderá sancionar ou não.
A Umes/BH protocolou uma emenda, que vai ser votada no segundo turno, com objetivo de ampliar o projeto, segundo Weslen.
A diretora da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Isadora Scórcio, avalia que o projeto aprovado em 1° já e um bom passo, o que demonstra que agora só falta ajustes importantes no projeto e que temos que acompanha e pressionar para que os vereadores e o prefeito aprove o que é bom de fato para os estudantes belorizontinos, já que é uma luta de quase 30 anos.
Fonte: Do G1 MG e UCMG
Sigam: @ucmgnet / Isadora: @isadorascorcio /Dir. de Comunicação: @warleyvander
Vamos fazer dessa luta uma alavanca de transformação social...
ResponderExcluirPasse livre já, direito constitucional, estudante temmmmmm direito a condição de ir e vir dos estudos, dever do estado, luta que nao pode mais calar.
Parabens a todos que trabalham por um pais mais justo e mais democratico.
Viva os estudantes mineiros.....
Nél Marques