quarta-feira, 28 de abril de 2010
UCMG completa 66 anos no mês de Abril
No dia 21 de Abril de 1944 - Foi fundada a União Colegial de Minas Gerais na cidade de Ouro Preto Tendo como patronomo "Tiradentes". Desde então vem realizando e travando lutas e debates em defesa dos estudantes, em Minas e no Brasil.
Desde então, passando pelas Campanhas do "Petróleo e Nosso", 1° Congresso Brasileiro pela Paz, pelas manifestações contra fraudes nos exames, fundação da União Operária Estudantil, pelos incêndios as sedes das entidades estudantis, pela luta contas a Lei Suplicy, pela Ditadura militar em 64, pela legalidade em 1966 ate 1973, na decretação da greve geral dos estudantes, pela morte do estudante Edson Luís 68, pela passeata dos 100 mil, pela legalidade dos grêmios estudantes, pelas diretas já 84, em apoio a Tancredo neves, pela aprovação da Lei do voto aos 16, pela realização da 1° campanha "Se Liga 16", pela extinção dos Centros cívicos, pela sanção da lei do Grêmio Livre em 1985, pelo impeachment do Collor 1992, realiza passeatas pelo meio passe em Minas, pela realização da campanha” Sou da PAZ" 1997.
Pela reconstrução em 2003 na cidade de nova lima, pela Caravana pela "Nova Escola", e por todas as manifestações e mobilizações por todo estado com varias conquistas, pela reconstrução da UMES - BH.
“Resumidamente essas são bandeiras e lutas mais gerais que a UCMG passou ao longo desses anos, podemos dizer que temos muito orgulho da nossa história, a UCMG sempre jogou papel destacado no cenário mineiro e até no cenário nacional, somos a única entidade que fundou a UBES que ainda existe.” Diz Péricles Francisco presidente da UCMG.
Para comemorar os seus 66 anos a diretoria da entidade em seu seminário de gestão aprovou um extenso calendário de lutas, Jornada de Lutas em defesa do meio-passe em BH, manifestações em defesa do CREDUC em Betim, grandes mobilizações em todas as partes do estado.
Além da jornada de lutas, congressos de reconstrução de importantes entidades municipais, exemplo foi o recente congresso da União Estudantil de Teófilo – Otoni (UETO), além de várias outras que ainda estão em processo, como UEGV e UEU.
Para Isadora Scórcio diretora da UCMG “o papel que estamos jogando neste ano de 2010 com o expresso cidadania e o Se liga 16! Será muito importante para a sociedade mineira, é visível que o estudante está mais confiante com as ações da entidade, é muito massa em cada escola o sentimento de fazer parte da entidade é cada vez maior” diz.
Ainda é preparado para as comemorações o 1º Encontro Mineiro de Estudantes de Escolas Técnicas e o 1º Encontro Estadual de Grêmios.
Saudações estudantis a todos e vamos à luta.
Viva a UCMG e os seus 66 anos de muita luta ao lado do povo mineiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário