Cidade(s): Triângulo Mineiro
Lançado pelo TRE, o projeto prevê realização de cadastro de jovens entre 16 e 17 anos para tirar o titulo de eleitor. Em Uberlândia, a participação do município ainda está em decisão
Cadastrar jovens entre 16 e 17 anos que ainda não possuam o titulo eleitoral é um dos objetivos da campanha “Se liga 16”, lançada nesta quarta-feira (14/04), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG) em parceria com a União Colegial de Minas Gerais (UCMG), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES).
Devido às eleições e prazo para cadastramento que termina em 5 de maio, a campanha iniciada nesta semana levará a algumas escolas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, servidores da justiça eleitoral para atendimentos itinerantes. Isso significa que os alunos não precisarão se deslocar até os cartórios eleitorais dos municípios para tirar o titulo. Com isso, o TRE pretende incentivar os jovens nesta faixa etária que ainda não possuem o documento a retirarem.
Além do cadastro, os alunos irão assistir vídeos e participar de oficinas sobre cidadania. Porém, os agendamentos desses atendimentos estão sendo efetuados gradualmente, dentro de listagem de escolas e colégios indicados pelos movimentos estudantis, de acordo com a disponibilidade de cada instituição e devido à demanda de trabalho dos cartórios eleitorais das cidades.
Em algumas cidades não está decidida a participação na campanha. Em Uberlândia, por exemplo, a adesão está em discussão. Segundo o chefe de cartório Stefenson Lopes Faria, prazo e movimento impossibilitam aos cartórios aderirem. “Com o aumento no movimento dos cartórios, devido ao fim do prazo para cadastro e regularização, não tem como assumir esta responsabilidade. O número de pessoas que passam por aqui triplicou nos últimos dias”, explica.
Se o “Se liga 16” acontecer em Uberlândia, três escolas participarão da campanha. Caso não haja adesão, Stefenson, conta que palestras de incentivos poderão ser realizadas nas instituições de ensino.
Primeiro Título
Para os interessados em tirar o título de eleitor pela primeira vez, e se enquadram na faixa etária entre 16 e 17, é preciso procurar o cartório responsável da região, portando a carteira de identidade e comprovante de residência. Já os de 18 acima, além da documentação citada, é preciso ainda o certificado de quitação com o serviço militar para homens.
Fonte: Jornal do Triângulo Mineiro ponto com
Da Redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário