O movimento estudantil mineiro realizará no dia 24 de março, um ato em defesa da implantação do passe estudantil em BH. Os estudantes cobram da prefeitura uma promessa firmada em dezembro de 2009, de que o executivo enviaria a câmara municipal o projeto de implementação do beneficio para os estudantes.
As entidades estudantis mineiras UCMG (União Colegial de Minas Gerais) e UEE (União Estadual dos Estudantes) apontam que a capital mineira é a única do País sem nenhum beneficio para os seus estudantes. A passeata pressionará o prefeito Marcio de Lacerda para aprovar em BH o passe estudantil.
Além das bandeiras locais os estudantes reivindicam o investimento de 50% do fundo social do Pré-Sal para a educação. A mobilização do ato será feito nas escolas estaduais e municipais de Belo Horizonte. As entidades esperam mobilizar 2.000 mil estudantes. Para a presidente da UEE,Luiza Lafetá o Brasil não pode fazer com o pré-sal o que já fez com outras riquezas.”O pré-sal deve servir ao país, ao seu desenvolvimento, para a elevação da qualidade de vida do povo. Investir na educação será isso, destinar a nossa riqueza para o fim de nossa pobreza” aponta a estudante.
Na segunda feira (22), trezentos estudantes do CEFET e do tradicional colégio Mauricio Murgel sob a liderança da UCMG bloquearam por trinta minutos uma das principais vias da capital mineira. Os estudantes pressionavam com palavras de ordem e faixas a prefeitura municipal de BH. A policia militar foi chamada, e de maneira pacifica os estudantes se dispersaram.
“Nosso maior encontro será no dia 24, temos que construir um solido movimento que terá que corrigir uma grande injustiça para os estudantes de BH.
O serviço de transporte publico além de não valer o que cobra não possui nenhum beneficio para a juventude. Temos que mudar isso. Quem tem compromisso com a educação terá que escolher ou fica do lado dos estudantes ou do lado de 7 famílias que ganham milhões e nada dão em troca para a cidade” afirma Pericles Francisco, presidente da UCMG.
De Belo Horizonte,
Pedro Leão
O que é ? – Manifestação dos estudantes pelo passe escolar em BH
Quando ? – 24 de março de 2010 (Quarta)
Onde ? – Concentração na Praça Afonso Arinos a partir das 08 horas da manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário