terça-feira, 2 de março de 2010

Expresso Cidadania começa dia 02 de março com solenidade na ALMG


O Expresso Cidadania dá início à sua segunda edição, que será promovida entre os dias 4 de março e 30 de abril. O lançamento oficial será nesta terça-feira (2), às 15 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. O evento terá a presença do presidente Alberto Pinto Coelho (PP), de outras autoridades, de representantes de escolas e servidores da Casa. O ator Marcos Frota, mestre de cerimônias da primeira edição do evento, volta em 2010.

O projeto tem como objetivo incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, por meio de uma série de atividades de discussão e práticas monitoradas, nas quais os participantes podem refletir sobre a própria responsabilidade nas decisões políticas em sua comunidade, no Estado e no País.

Diversos setores da Casa, como a Diretoria de Comunicação Institucional e a Escola do Legislativo, estão envolvidos na realização do Expresso Cidadania, que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, e ainda com o apoio de outras entidades governamentais, a UCMG e o movimento estudantil.

Expresso Cidadania Virtual é novidade
O Expresso Cidadania terá diversas inovações em relação à sua primeira edição. Uma delas é o Expresso Cidadania Virtual, com ações pela internet que vão possibilitar a participação de estudantes de outros locais e cidades que não receberão o projeto presencialmente. No hotsite (www.almg.gov.br/expresso), que será lançado amanhã, estarão disponi-bilizadas as informações sobre o evento. Haverá também enquetes e um blog, permitindo a troca de ideias e informações com os demais usuários.

Em cada cidade, as oficinas vão promover atividades de expressão corporal, som, imagem e elaboração de textos, cujas produções serão compartilhadas via internet, por meio de redes sociais e de conteúdo, como o Youtube, o Picasa e o MySpace. Meio ambiente será o tema tratado no "Espaço Caleidoscópio". Nele, os estudantes terão à disposição vídeos, textos e imagens com informações sobre desastres ambientais e suas possíveis causas. Após um debate, eles participarão de uma votação simbólica, em urnas cedidas pelo TRE, que decidirá qual o melhor plano diretor para seu município. O objetivo é demonstrar a importância do voto consciente.

Antes disso, os alunos assistem à palestra do professor da Escola do Legislativo Leo Noronha, que falará sobre o contexto da política brasileira e sua repercussão na vida dos jovens. Completam a parte inicial do Expresso uma fala do juiz eleitoral do município e uma apresentação teatral.

Assim como em 2008, os participantes terão a oportunidade de tirar o título eleitoral. Naquele ano, foram emitidos 4.818 títulos, além de 2.855 carteiras de identidade. Em sua primeira edição, o Expresso Cidadania mobilizou cerca de 19 mil estudantes de 17 cidades mineiras.

Um comentário:

  1. amei o expresso participei na escola foi maravilhoso...........
    geysiane!!!

    ResponderExcluir